terça-feira, 21 de junho de 2011

A SANTIDADE PRECEDE O PODER - Esboço

“Muitos Cristãos procuram atalhos para o poder de Deus. Tentar utilizar atalhos é tornar-se, na melhor das hipóteses, frustrado; na pior, falso mestre ou falso profeta. Escute atentamente: há enorme poder de Deus em Cristo para nós, mas não sem santidade.” (Francis Frangipane)


O testemunho de João Batista - Mt 3.13-17


Ø João, cheio do Espírito desde antes do nascimento (Lc 1.15-17). Veio no espírito e no poder de Elias. (+ de 1 Milhão ao arrependimento)

Ø João era mais que um profeta, Jesus mesmo afirmou que entre os nascidos de mulher não havia ninguém maior que João (com exceção de Jesus, claro). João era um profeta vidente, ele tinha uma visão Clara do Reino espiritual. (Jo 1.32 / Mt 3.2 / 3.7). Entenda algo sobre os profetas: eles estão cientes de coisas que ainda estão ocultas aos homens.


Ø Quando Jesus veio para ser batizado, antes que os céus se abrissem e o Espírito Santo descesse (poder), João viu algo impressionante até mesmo para o seu padrão de virtude. Tal nível de santidade tirou o fôlego de João (Mt 3.14)

Ø Cada vez que vemos Jesus, cada sucessiva revelação da sua pureza torna a nossa necessidade mais evidente. À medida que a santidade de Cristo surge perante nós, não podemos evitar repetir o mesmo clamor que João: “Eu preciso ser batizado por Ti!”


Ø Porém, muitas vezes confiamos em nossas próprias forças (nossa forma de oração, nossa “justiça”, nosso status, nossas habilidades...) para alcançarmos a vitória, sucesso, realização. Nosso orgulho e autoconfiança nos mantêm afastados do auxílio de Deus; o clamor de nossas muitas idéias e desejos afogam o sussurro da ainda baixa voz do Senhor. (Ap 3.17)

Ø Mas toda verdadeira força, toda verdadeira eficácia – sim, mesmo nossa própria santidade – se inicia com a descoberta da nossa necessidade; quando nos tornamos menos confiantes em nossas habilidades.

Ø Podemos achar que temos dons espirituais, podemos presumir que somos santos (Cuidado, é fácil fingir uma vida em Cristo!), podemos exultar com sucessos humanos; mas até que tenhamos visto a Cristo e abandonado a confiança em nosso orgulho espiritual, tudo que teremos, na melhor das hipóteses, é religião.
 
Ø Deus não precisa do que podemos fazer. ELE QUER O QUE NÓS SOMOS!. Na maioria dos casos estamos prontos para fazer algo por Ele, desde que não tenhamos que mudar por dentro!

Ø Jesus viveu 30 anos de forma pura e sem pecados antes de realizar um ato de poder! Seu objetivo não era fazer um grande trabalho, mas agradar ao Pai com uma vida Santa!


Conclusão:

Ø O objetivo não é nos tornarmos poderosos, mas santos na presença de Cristo.

Ø Você quer que seu cristianismo seja eficiente? Então busque a Jesus como seu padrão e fonte de santidade.

Ø Você quer ver o poder de Deus em sua vida? Então procure conhecer a pureza do coração de Cristo.

Ø Se vamos nos tornar o povo o qual Deus chamou Seu, então devemos crescer em santidade.

Ø Um cristão maduro se tornará tão santo quanto cheio de poder, porém a santidade precede o poder!



[Esboço elaborado por Daniel Freire]

Nenhum comentário:

Postar um comentário