quarta-feira, 24 de agosto de 2011

São os filhos de Deus todos iguais?



"Nenhum homem pode provar que é filho de Deus se não for parecido com o restante da família cristã" - John Blanchard

Já de princípio quero dizer que não concordo com a frase acima, embora reconheça o autor como irmão em Cristo e o recomende por sua grande contribuição para a causa do Evangelho do Reino - Não concordo porque entendo que a prova de que se é filho está no DNA, no sangue e não na aparência. Embora John Blanchard fosse um sábio, não era um brasileiro, aqui podemos entender a diversidade, existem irmãos (por parte de pai e mãe) que são TOTALMENTE diferentes, não estou dizendo somente diferentes, mas que em muitos casos não há semelhança alguma. Já vi até mesmo gêmeos que NEM PARECEM IRMÃOS de tão diferentes que são, tanto na aparência quanto no comportamento e personalidade.Se a afirmação do irmão Blanchard for verdadeira... Coitado de mim, porque minha esposa é descendente de japonês, mas ela não parece nem um pouquinho que seja com japonês, na verdade ela tem olhos enormes (hehe). Fiquei sabendo que há possibilidades de meu filho nascer japonês, pode também nascer loirinho do olho claro (por causa da minha avó), confiram nossas fotos (no perfil ou no fundo do blog) e verão o "problema". Imaginem eu e minha esposa, os dois de cabelo escuro e "brasileiríssimos" andando com um gurizinho loirinho de olhos azuis e outro de olhinho "puxado"? hahaha...



Bom, de qualquer forma quero reafirmar que John Blanchard é um grande homem de Deus (do pouco que sei sobre ele). Apenas não concordo com essa afirmação que, creio eu, ele fez baseado nas famílias britânicas e de tantas outras nacionalidades que nãos têm essa peculiaridade que há no Brasil. O Brasil tem uma característica especial para nos falar da multiforme sabedoria de Deus e da pluralidade da Unidade. Como dizia Santo Agostinho "No essencial Unidade, no secundário Liberdade, em tudo Amor."



Dr. John Blanchard é um internacionalmente conhecido pregador cristão, apologista, professor e autor. Ele já escreveu 30 livros, incluindo dois dos mais utilizados da Grã-Bretanha em apresentações evangelísticas, "Right With God" e o livreto Ultimate Questions . Este último tem mais de 14 milhões de cópias impressas em cerca de 60 idiomas. Seu principal livro Será que Deus acredita em Ateus? , publicado em 2000, foi eleito o "Melhor Livro Cristão" em 2001 no Reino Unido Book Awards cristão, e imediatamente se tornou um best-seller, descrito como "uma defesa brilhante da crença em Deus '.Outros livros que ele escreveu incluem: Verdade da Vida , Whatever Happened to Hell , Conheça o Jesus real , e Bem-aventuranças para Hoje .
Dr. Blanchard está agora fortemente empenhado em Apologética Cristã Popular, um projeto em que está se envolvendo escrevendo, falando, ensinando e transmitindo em defesa da fé cristã. Na sequência do "Será que Deus Acredita em Ateus?" outros livros da série incluem, "A Ciência se livrou de Deus?" , "Deus já passou da data de validade?" , "Conheça o Jesus real" , e "Anybody Out There?" , "Where Do We Go From Here?" , "Evolução: realidade ou ficção?" , "Por que acreditar na Bíblia?", "Por que Jesus veio na Terra?" , "Por que a Cruz?" e "JESUS: Morto ou Vivo?"

 
Dessa maneira nossa "filiação" é somente determinada pela fé em Cristo Jesus, pelo NASCIMENTO DO ALTO.

A nossa filiação em Deus esta relacionada com a salvação. A filiação faz lembrar aquela expressão do apostolo João quando ele escreve dizendo: “Aqueles que o receberam foram chamados filhos de Deus”.




"Mas a todos os que lhe receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (Jo. 1:12). "Porque convinha que aquele, por cuja causa são todas as coisas, e por quem todas as coisas subsistem, tendo que levar muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelas aflições o autor da salvação deles" (Heb. 2:10).

Nas duas citações anteriores aparece a palavra filhos. Entretanto, no original grego, a palavra que se traduz aqui como filhos é distinta em ambos os casos. Em João, é teknós (bebês, filhos pequenos), e em Hebreus, huiós (filhos maiores ou maduros). De maneira que se nos apegarmos ao sentido mais exato de ambas as frases teríamos que dizer: "...deu-lhes o poder de serem feitos crianças de Deus", e "...tendo que levar muitos filhos maduros à glória...".

João se refere ao momento em que fomos gerados por Deus, quando nascemos de Deus, como bebê em Cristo. E em Hebreus, é o final da carreira, um filho maduro, que está em condições de ser levado à glória. Assim, pois, a vontade de Deus não é levar bebês, mas sim filhos maduros, à glória.

Quando um menino judeu cumpria os treze anos de idade, realizava-se o Bar-Mitzvá, uma cerimônia na qual o pai de família declarava diante de todos os seus familiares e amigos, com muito orgulho e satisfação, que seu filho, desde aquele dia, era considerado oficialmente um filho maduro, com plenos direitos de herança e de governo na casa. Essa cerimônia, em grego se chama huiothesía, e se pode traduzir como filiação.

A vontade de Deus é levar muitos filhos maduros à glória, filhos que já passaram por esta experiência de filiação. Nós conhecemos a psicologia de uma criança. Ela centra todas as coisas em si mesma. Na casa, os menores atraem a atenção dos pais e de seus irmãos maiores. A criança pequena é imatura. No grupo familiar, ele ocupa o primeiro lugar. Tudo gira em torno dele.

Um filho é maduro quando já pode assumir responsabilidades e, além disso, é capaz não só de cuidar de si mesmo, mas também de vigiar os outros. Na família de Deus, os filhos maduros são aqueles que podem suportar as fraquezas dos pequenos, podem preocupar-se com eles, e até sofrer por eles.

O dia da filiação dos filhos de Deus é um dia de gozo para o Pai. Os treze anos a que nos referimos têm só um valor simbólico. Pode ser que alguém amadureça espiritualmente antes, ou muito depois desse tempo; mas, sem dúvida, este é um ato de muito gozo para o Pai. O Pai olhará com satisfação para esse filho ao qual já pode atribuir alguns trabalhos, ou lhe pôr a cargo de seus irmãos mais pequenos. Esse filho está em condições de fazer uso de sua herança.

A vontade de Deus é que seus muitos filhos pequenos avancem rapidamente para a maturidade. Ele quer ter muitos filhos maduros, e quando isto ocorrer, ele os levará para a sua glória.

Daniel Freire
http://riquezasdecristo-danielfreire.blogspot.com
[um trecho (a segunda metade) desse artigo foi tirado do site www.aguasvivas.ws] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário